Na newsletter: Você está conseguindo cumprir as suas metas profissionais?
Esse ano consegui cumprir a maioria das minhas metas (pessoais e profissionais) e isso só foi possível por causa do esforço em alcançar esse objetivo. Estava revendo as minhas metas e pensei: será que usei algum método ou as coisas aconteceram naturalmente?
A verdade é que, apesar de parecer ter sido natural, não foi. 2019 foi o ano em que mais me esforcei em relação a organização e produtividade, e foi por isso que consegui um resultado satisfatório.
Fica a dica:
Oi, jornalista! :)
2020 já está batendo na porta e a pergunta de hoje é: você conseguiu cumprir as suas metas profissionais de 2019?
Esse assunto é até um tanto quanto delicado. Algumas pessoas escrevem as metas e se esforçam ao máximo para cumpri-las, a maioria das pessoas desiste no meio do caminho e tem aquelas pessoas que não tem o hábito de planejar o próximo ano. Independente da onde você se encaixe, preste bastante atenção no que irei falar aqui hoje.
Quando você decide criar metas para o próximo ano, você precisa ser realista. Já vamos começar com um exemplo.
Se você pretende se formar no meio de 2020 e tem vontade de fazer um mestrado, antes de colocar na sua listinha de metas para o segundo semestre, verifique se é viável começar um mestrado logo após que sair da faculdade, sem passar por uma especialização primeiro, por exemplo.
Vai precisar mudar de cidade? Como será o processo seletivo? Você terá fôlego para embarcar nessa logo após que sair do TCC?
São muitos, muitos tópicos a serem analisados.
A minha recomendação é que, para cada meta profissional, você faça uma lista de tarefas e divida ao longo do ano, até a data final. Assim, você terá mais chances de cumprir o seu objetivo, dificilmente desistirá no meio do caminho e terá uma visão mais clara do que esperar do próximo ano, profissionalmente falando (apesar de que essa dica também serve para as metas pessoais).
Pensar sobre as metas profissionais é importantíssimo, e você poderá se surpreender quando chegar no final do ano e parar para pensar em todas as suas conquistas. Se uma das suas metas é começar um estágio, comece se perguntando: em qual área? Depois que definir pelo menos 2 ou 3 áreas, procure saber quais são as habilidades necessárias para começar a trabalhar em cada uma delas, e veja o que você ainda precisa aprender. Não é difícil, muito pelo contrário, é gratificante.
Se o seu objetivo é mudar de emprego, a mesma coisa. O que você precisa saber? Será que não é interessante fazer um curso antes de começar a procurar? Pense no passo a passo, faça da sua meta, um projeto.
E aí, está pronto para começar a pensar no que pretende conquistar profissionalmente no próximo ano? :D
Até a próxima quarta,
Ana Flávia Lourenço
0 Comments